Entre as crianças brasileiras, 30% apresentam sobrepeso e 15% delas já são obesas. A má alimentação começa cedo: 56% dos bebês com menos de um ano de idade no Brasil consomem refrigerantes. Dados como esses ganham rosto no documentário Muito além do peso (2012), de Estela Renner: o filme mostra como a alta ingestão de açúcar, pais desinformados e a publicidade voltada para o público infantil criam uma geração de crianças com problemas como colesterol alto e diabetes tipo 2. O documentário pode servir como ponto de partida para abordar a questão com professores e pais.
Obesidade infantil. Revista Escola Pública, n. 31, fev.-mar. 2013.
Analisando os procedimentos argumentativos empregados, verifica-se que o texto tem como propósito
apresentar dados estatísticos do Brasil sobre a obesidade infantil.
fazer propaganda de material informativo sobre a obesidade infantil.
justificar a necessidade de se discutir o problema da obesidade infantil.
destacar a ingestão de açúcar como a principal causa da obesidade infantil.
alertar para a contribuição da mídia no aumento da obesidade infantil no Brasil.
Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.