Entre 1930 a 1956, a industrialização brasileira caracterizou-se por uma estratégia governamental de criação de indústrias estatais nos setores de bens de produção e de infraestrutura estratégicas.
Sobre esse período, em que o Estado passou a intervir diretamente na economia, é correto afirmar que:
os altíssimos investimentos estatais eram justificados pelo desinteresse do capital privado, nacional e internacional em investir em setores em que o retorno dos investimentos é reconhecidamente muito lento.
são exemplos de indústrias que se destacaram no período a Companhia do Vale do Rio Doce, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco as montadoras de automóveis do ABC paulista.
esse modelo de industrialização ficou conhecido no Brasil como substituição de exportações e se caracterizou pelo incentivo às importações de bens de consumo.
o então presidente Getúlio Vargas implantou o Plano de Metas com o objetivo de impulsionar o crescimento da economia brasileira e a partir do setor industrial.
em função desse extraordinário crescimento do setor industrial brasileiro, perdeu importância a exportação de produtos primários, notadamente o café.