Enterobiose, Enterobíase, Oxiurose ou ainda Oxiuríase é uma doença causada pelo nematódeo Enterobius vermiculares ou Oxyurus vermiculares. Essa helmintose tem alta prevalência nas crianças em idade escolar e é de transmissão eminentemente doméstica ou de ambientes coletivos fechados.
Os fatores responsáveis por essa situação é que as fêmeas do verme eliminam grande quantidade de ovos na região perianal. Os ovos em poucas horas se tornam infestantes, podendo atingir os hospedeiros por vários mecanismos. Somente a espécie humana alberga o Enterobius vermiculares.
Fonte: http://www.infoescola.com/doencas/oxiurose/ Acesso em 23 abr. 2016. (com adaptações)
Sobre a verminose descrita acima, pode-se afirmar que
os ovos destes parasitas são pouco resistentes e conseguem resistir poucas horas em ambientes domésticos.
a transmissão da doença é única, e dar-se de forma direta, onde a criança, ao coçar a região anal, coloca a mão infectada pelo verme na boca.
dentre as formas de prevenção, destaca-se manter o corpo asseado, mediante o banho frequente e o uso de roupas limpas. Todavia a troca da roupa de cama é irrelevante.
o prurido anal, sintoma mais marcante, é localizado e não apresenta a possibilidade de migrar para a vagina, determinando inflamações.
a enterobiose pode causar diarréias contendo muco, cólicas abdominais, náuseas, vômitos, prurido anal intenso, inflamação da região anal.