Enquanto no final da década de 30 e nos anos iniciais da guerra o governo brasileiro era visto em Washington como “uma ditadura mais aceitável do que outras”, depois de 1943 as preocupações quanto à falta de democracia interna tornaram-se evidentes.
(Marcelo de Paiva Abreu. “O Brasil e a economia mundial (1929-1945)”. In: História geral da civilização brasileira, tomo III, vol. 4, 1986.)
A mudança de perspectiva do governo norte-americano sobre o Estado Novo brasileiro deveu-se à
situação internacional com a provável derrota da aliança militar dos antes poderosos regimes fascistas.
aproximação do governo getulista com as ditaduras nacionalistas nos continentes europeu e asiático.
oposição dos países imperialistas à política de concessões de direitos sociais aos trabalhadores brasileiros.necessidade de um alinhamento imediato dos países americanos à política anticomunista dos Estados Unidos.
necessidade de um alinhamento imediato dos países americanos à política anticomunista dos Estados Unidos.
dependência crescente do capitalismo norte-americano em relação aos mercados fornecedores de produtos industrializados.