Engajamento agora é outro, revela pesquisa
Engajamento agora é outro, revela pesquisa
Os jovens brasileiros desconfiam dos políticos e estão cada vez mais desencantados com os partidos. Isso não provoca, no entanto, o seu afastamento automático de atividades politicamente engajadas. Ligado a organizações que se caracterizam pelo uso de redes sociais e pela estrutura pouco hierarquizada, um número significativo de jovens está se mobilizando em torno de um amplo leque de questões políticas e sociais.
Temas que vão da mobilidade urbana à organização de grupos de hip hop e cineclubes na periferia das grandes cidades fazem parte do cotidiano desses moços e moças, de acordo com três grandes pesquisas realizadas recentemente sobre juventude no Brasil. Embora conduzidas por diferentes pesquisadores e com focos diversos, as três apontaram na mesma direção.
R. Arruda, www.estadao.com.br, 14/07/2013.
Em relação às conclusões apresentadas nessa matéria jornalística, é correto afirmar que seu título —“Engajamento agora é outro, revela pesquisa”—
expressa uma crítica velada do redator em relação aos mais recentes interesses da juventude brasileira.
chama a atenção para o caráter desorganizado da participação política dos jovens brasileiros nos movimentos atuais.
sugere que, nas manifestações atuais, a preocupação social sobrepuja a preocupação política, ao contrário do que ocorria com as gerações passadas.
contém o pressuposto de que as manifestações do passado tinham características diferentes das que revelam as referidas pesquisas.
interpreta os dados dessas pesquisas de modo equivocado, pois a preocupação com a política não mudou.