Enfermidade de notificação obrigatória à Organização Mundial de Saúde Animal, a doença de Newcastle, é uma doença viral contagiosa que afeta várias espécies de aves, assim como répteis e mamíferos, e até mesmo o homem. Sobre a doença de Newcastle assinale a alternativa incorreta:
A principal forma de propagação do vírus da doença de Newcastle é por meio de aerossóis de aves infectadas, ou de produtos contaminados. Além disso, vetores como roedores, insetos e artrópodes também contribuem para a disseminação do vírus.
A infecção apresenta morbidade e mortalidade variáveis de acordo com as espécies susceptíveis, cepas e patogenicidade do vírus em cada um dos 5 patótipos, os quais são: viscerotrópico velogênico, neurotrópico velogênico, mesogênico, lentogênico (respiratório) e assintomático (entérico).
São considerados como reservatórios: aves silvestres, ornamentais e de companhia (psitacídeos podem eliminar o vírus intermitentemente por mais de um ano). O período de incubação é de até 41 dias, sendo que a cepa mesogênica possui período de incubação mais curto.
A aplicação de medidas de biosseguridade nos estabelecimentos avícolas visando limitar a exposição de aves domésticas a outras aves é a principal medida de mitigação de risco para introdução do vírus da doença de Newcastle no plantel avícola nacional.