Émile Durkheim é um pensador de grande importância na Sociologia, pois considera que o estudo da sociedade deve ser realizado por meio da aplicação de um método específico aos moldes das ciências.
O método sociológico proposto por este pensador é referente à(ao):
subjetividade na análise do fato social, visto que as sociedades são diferentes e a mesma regra não pode ser aplicada da mesma forma em diferentes formas de organização.
estudo da sociedade como elemento mutável e que pode ser transformado de acordo com as influências externas na amplitude da aplicação do método sociológico.
indivíduo, que isoladamente não serve como parâmetro de análise, pois ele pode fazer parte de vários fatos sociais ou de várias realidades sociais, apresentando condições e resultados diferentes.
refutação ao ideal comteano de que a sociedade deve ser compreendida como um organismo vivo; para Durkheim, a sociedade deve ser ideal e dispor de todas as patologias sociais para que o método sociológico possa ser aplicado aos indivíduos.
abstenção de valores pré-estabelecidos ou preconceitos, visto que cada sociedade será moldada a partir de sentimentos coletivos e não crenças individuais.