Émile Durkheim é apontado como um dos grandes teóricos da sociologia; ele busca definir o objeto, o método e suas aplicações. O conceito de função teve papel importante em várias obras de Durkheim como, por exemplo, em seu esforço para explicar em “A divisão do trabalho social”, as funções da divisão do trabalho, na tentativa de mostrar quais necessidades sociais ela satisfazia, da mesma forma que em “As formas elementares da vida religiosa”, ele busca demonstrar as funções dos cultos, ritos e crenças na sociedade.
(Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1679-39512004000200002. Adaptado.)
Durkheim é, sem dúvida, um dos grandes ícones do estudo sociológico e se destaca, dentre outras razões, por:
Defender a perspectiva de análise sociológica fundamentada apenas em causas e origens genéticas e históricas.
Ser o primeiro sociólogo a estabelecer a lógica do enfoque funcional para o estudo da sociedade, criando, assim, a teoria do funcionalismo.
Entender a sociedade como estando em um processo evolucionário, que passa por inúmeros estágios, como o fictício, o intermediário, dentre outros.
Ver a sociedade como um organismo em adaptação onde se busca encontrar soluções para a vida social, pois ela apresenta estados normais e patológicos.
Acreditar que o que prevalece na forma dos indivíduos interpretarem a vida é a consciência coletiva, que anula as possibilidades de interpretações subjetivas.