Embora uma das principais atividades econômicas da região de Minas Gerais, desde os tempos da colônia até a atualidade, seja a mineração, essa atividade sofreu alterações significativas ao longo da história.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, as principais características da mineração nessa região, ao longo do tempo.
No período colonial, o nióbio era o minério mais procurado no mercado internacional, movimentado pela nascente indústria têxtil; atualmente, o principal minério extraído na região das Minas Gerais é o ouro.
No período colonial, a mineração era orientada pela busca de ouro e diamantes e realizada principalmente por mão de obra escravizada; atualmente, o minério de ferro é o principal minério de exportação de Minas Gerais.
No século XV, a região de Minas Gerais respondia por cerca de 80 % do volume de bauxita exportado pelo Brasil; atualmente, os minérios brasileiros enfrentam boicotes internacionais devido aos rompimentos de barragem no estado.
No século XVIII, a região de Minas Gerais era a segunda maior produtora de ouro da colônia, atrás de Goiás; atualmente, no estado de Minas Gerais, a mineração é a terceira maior atividade econômica, atrás do artesanato e do turismo.
No século XIV, a descoberta de jazidas de metais preciosos provocou a colonização da região de Minas Gerais; atualmente, verifica-se a diminuição do número de escravizados nas regiões mineradoras, expulsos pelos sucessivos rompimentos de barragens.