Embora não se tenha um retrato exato dos primeiros seres vivos a aparecerem na Terra, é provável que tivessem tamanho microscópico e fossem delimitados por uma membrana. Mas, do que se alimentavam os primeiros seres vivos? Duas hipóteses dominam as discussões: a hipótese heterotrófica e a hipótese autotrófica.Embora não se tenha um retrato exato dos primeiros seres vivos a aparecerem na Terra, é provável que tivessem tamanho microscópico e fossem delimitados por uma membrana. Mas, do que se alimentavam os primeiros seres vivos? Duas hipóteses dominam as discussões: a hipótese heterotrófica e a hipótese autotrófica.
(José Mariano Amabis e Gilberto Rodrigues Martho. Biologia das células, 2004. Adaptado.)
Segundo a hipótese
autotrófica, os primeiros organismos sintetizavam suas próprias substâncias alimentares a partir da energia liberada por reações químicas entre compostos inorgânicos da crosta terrestre.
heterotrófica, os primeiros organismos sintetizavam moléculas orgânicas a partir das moléculas inorgânicas que naturalmente se formavam no ambiente, utilizando a energia da luz.
autotrófica, os primeiros organismos sintetizavam moléculas orgânicas a partir de substâncias inorgânicas simples, utilizando a energia produzida em reações de fermentação.
heterotrófica, os primeiros organismos se alimentavam de moléculas orgânicas naturalmente produzidas no ambiente e das quais obtinham energia através da respiração celular.
autotrófica, os primeiros organismos se alimentavam de protocélulas ricas em moléculas orgânicas e abundantes nos mares primitivos, das quais obtinham a energia para a síntese de suas próprias moléculas