“Embora as sementes republicanas começassem a ser plantadas desde muito antes, este momento político parece iniciar por vias transversas. No dizer de um intérprete do período, a República nasce como uma verdadeira ‘comédia de absurdos’. Até poucos dias antes da proclamação, as ideias republicanas não pareciam ainda estar nas ruas. É o exército, e não o Partido Republicano, que se coloca à frente do movimento. Seu líder, o Marechal Deodoro da Fonseca, não apenas é grande amigo do Imperador, como um monarquista convicto. O mesmo ocorria com o futuro Ministro da Fazenda do Governo Provisório, Rui Barbosa, que não chegava a ser um financista.”
(VIEIRA, Sofia Lerche & FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Política Educacional no
Brasil – uma introdução. Brasília: Liber Livro Editora, 3° ed. 2011, p. 83)
Com base no fragmento acima, assinale a afirmativa correta.
Os líderes republicanos compunham um grupo político – ideológico coeso a ponto de construir uma ordem republicana livre de qualquer herança do regime anterior.
A República promove uma ruptura radical com a ordem social e econômica vigente durante o Império.
A República foi consolidada graças a ampla mobilização popular que assegurou a permanência no poder do Marechal Deodoro da Fonseca.
A República nasce sob o signo do improviso e de articulações políticas de conveniência.
O caráter de improviso da implantação da República foi o resultado de um partido republicano criado durante a vigência do Regime Imperial.