Em uma sala de aula de alfabetização estudam 30 alunos em diferentes níveis da lecto-escrita. Alguns alunos pré-silábicos e silábicos, outros silábico-alfabéticos, alguns alfabéticos e 3 estudantes com escrita ortográfica. Dentre estes estudantes estava João, um aluno com Transtorno do Espectro Autista na fase silábica com valor sonoro. João utilizava-se de um vocabulário restrito e estava sendo introduzido ao sistema de CAA com fichas de comunicação. Seu hiperfoco eram os animais domésticos e ainda apresentava dificuldades para uso do lápis de escrever.
Qual das atividades abaixo poderia ser utilizada para avaliar a evolução do nível de escrita da turma, de forma com que todos pudessem ter sua especificidade respeitada?
Bingo dos animais domésticos onde cada estudante recebe um cartão com 9 imagens para marcar de acordo com o sorteio realizado pela professora.
Ditado dos animais domésticos onde a professora coloca o som de cada animal e a criança deve desenhar em seu caderno o animal que faz o som.
Ditado dos animais domésticos: a professora disponibiliza diferentes materiais como folhas brancas, imagens de animais, massinha de modelar, argila… Então fala o nome do animal e a criança representa a imagem do animal com o material de sua escolha.
Lista dos animais domésticos: a professora disponibiliza para a turma diferentes materiais como palitos, tampinhas, alfabeto móvel para colagem, alfabeto móvel em E.V.A, entre outros. A partir de imagens sorteadas pela professora, utilizando-se do material de sua escolha, o aluno deve registrar o nome do animal sorteado.
Quiz dos animais domésticos: a professora entrega 12 palavras (nomes de animais domésticos em diferentes níveis de escrita e pseudopalavras) para cada estudante e após dizer as características do animal, a criança deve ver se possui a resposta entre as palavras que recebeu e colar em seu caderno.