Em uma reunião de equipe pedagógica, a professora trouxe para discussão o caso de dois alunos de sua classe, que não prestam atenção na aula, brigam constantemente, são dispersos e não conseguem terminar as tarefas. Assim, expôs sua suspeita de um transtorno de déficit de atenção, a ser melhor pesquisado.
Nesse sentido, são alterações de atenção que podem ocorrer no transtorno de déficit de atenção:
Atenção ou vigilância excessiva e desregulada, demonstrando alterações no controle executivo (funções frontais), na memória de trabalho e na seleção de respostas.
Dificuldades de concentração e atenção, somadas a alterações de humor, apresentando, às vezes, diminuição da atenção voluntária e aumento da atenção espontânea.
Dificuldade importante em prestar atenção a estímulos internos e externos, bem como relutância em controlar comportamentos e impulsos.
Prejuízo relacionado à filtragem de estímulos, apresentando dificuldade em anular adequadamente os estímulos sensoriais irrelevantes, e uma forte tendência à distraibilidade.