ESA 2019

Em uma escola particular foi feita uma entrevista com 200 alunos sobre curso de língua estrangeira. 110 alunos responderam que frequentavam um curso de Inglês, 28 alunos responderam que frequentavam somente o curso de espanhol e 20 responderam que frequentavam ambos, inglês e espanhol.

 

Qual a probabilidade de um desses alunos não frequentar nenhum desses dois cursos?

a

52%.

b

55%. 

c

62%. 

d

31%. 

e

42%.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
D
Tempo médio
3 min

Resolução

Seja o conjunto dos 200 alunos entrevistados. Denotemos:

  • I – alunos que fazem curso de Inglês.
  • E – alunos que fazem curso de Espanhol.

Dados do enunciado:

  • |I| = 110 (inclui quem faz apenas Inglês e quem faz ambos).
  • |E apenas| = 28.
  • |I ∩ E| = 20 (fazem ambos).

Para aplicar o Princípio da Inclusão-Exclusão, primeiro precisamos de |E| (total em Espanhol). Como 28 fazem somente Espanhol e 20 fazem ambos, temos:

\[|E| = 28 + 20 = 48.\]

Separando os alunos que fazem somente Inglês:

\[|I\text{ apenas}| = |I| - |I ∩ E| = 110 - 20 = 90.\]

Número total que faz pelo menos um dos cursos:

\[|I \cup E| = |I\text{ apenas}| + |E \text{ apenas}| + |I ∩ E| = 90 + 28 + 20 = 138.\]

Portanto, alunos que não frequentam nenhum dos dois cursos:

\[200 - 138 = 62.\]

Probabilidade de escolher um aluno que não faça nenhum dos cursos:

\[P = \dfrac{62}{200} = 0{,}31 = 31\%.\]

Alternativa correta: D.

Dicas

expand_more
Desenhe um diagrama de Venn com os conjuntos Inglês e Espanhol.
Lembre-se de que os 110 incluem quem faz ambos os cursos.
Depois de saber quantos fazem ao menos um curso, subtraia esse valor de 200.

Erros Comuns

expand_more
Esquecer de subtrair a interseção (20 alunos) quando já está incluída nos 110.
Confundir quantidade absoluta (62 alunos) com porcentagem (31 %).
Somar 110 e 28 sem considerar que 20 alunos já foram contados duas vezes.
Revisão

Conjuntos e Princípio da Inclusão-Exclusão

  • \(|A \cup B| = |A| + |B| - |A \cap B|\) conta quantos elementos pertencem a pelo menos um dos conjuntos.
  • Quando o enunciado traz quantos fazem somente um curso, esses números não incluem quem faz ambos.

Probabilidade clássica

Para eventos equiprováveis, \(P(E) = \dfrac{\text{nº de casos favoráveis}}{\text{nº de casos possíveis}}\).

Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Joice Neves
Faltavam 3 meses para o ENEM, eu estava desesperada e mentalmente fragilizada por não ver os resultados do meu esforço. Então, eu encontrei a AIO e, em 3 meses, eu consegui aumentar a minha nota média em 50 pontos. Meses depois, fui aprovada no curso que eu tanto desejei. Esse sonho se tornou real graças à AIO.
Mariana Scheffel
AIO foi fundamental para a evolução do meu número de acertos e notas, tanto no ENEM quanto em outros vestibulares, fornecendo os recursos e as ferramentas necessárias para estudar de forma eficaz e melhorar minhas notas.
Tom
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar