Em uma campanha promocional de uma loja, um cliente gira uma roleta, conforme a apresentada no esquema, almejando obter um desconto sobre o valor total de sua compra. O resultado é o que está marcado na região apontada pela seta, sendo que todas as regiões são congruentes. Além disso, um dispositivo impede que a seta venha a apontar exatamente para a linha de fronteira entre duas regiões adjacentes. Um cliente realiza uma compra e gira a roleta, torcendo para obter o desconto máximo.
A probabilidade, em porcentagem, de esse cliente ganhar o desconto máximo com um único giro da roleta é melhor aproximada por
8,3.
10,0.
12,5.
16,6.
50,0
Para resolver esta questão, precisamos calcular a probabilidade de o cliente obter o desconto máximo ao girar a roleta uma única vez. A probabilidade de um evento é dada pela razão entre o número de resultados favoráveis e o número total de resultados possíveis.
Conclusão: A probabilidade, em porcentagem, de o cliente ganhar o desconto máximo (10%) com um único giro da roleta é melhor aproximada por 8,3%.
Probabilidade Clássica (Laplaciana): Em um experimento aleatório onde todos os resultados possíveis são igualmente prováveis (equiprováveis), a probabilidade de um evento A ocorrer é calculada pela razão entre o número de resultados favoráveis ao evento A e o número total de resultados possíveis no espaço amostral.
\[ P(A) = \frac{\text{Número de casos favoráveis a A}}{\text{Número total de casos possíveis}} \]
Nesta questão, o espaço amostral são os 12 setores da roleta. Como todos são congruentes, a probabilidade de a seta parar em qualquer um deles é a mesma (\( \frac{1}{12} \)). O evento de interesse é "obter o desconto máximo".
Conversão para Porcentagem: Para expressar uma probabilidade (que é um número entre 0 e 1) como uma porcentagem, multiplica-se o valor por 100.
Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de estatística e probabilidade.