Em uma aula experimental de Química no 1º ano do ensino médio, os estudantes, divididos em grupos, tentaram descobrir por que alguns materiais se misturam e outros não. Para isso, utilizaram reagentes de uso cotidiano: água, óleo de soja, vinagre, glicerina, sal de cozinha. O roteiro experimental utilizado está descrito na tabela a seguir.
De acordo com os resultados obtidos na aula experimental e os conhecimentos sobre ligações químicas, polaridade e forças intermoleculares, é correto afirmar que
água e óleo de soja não se misturam, pois a água é apolar e o óleo polar com tipo de interação ligação de hidrogênio em ambos.
vinagre e água se misturam, devido ao tipo de interação intermolecular que ocorre entre eles que é do tipo dipolo induzido ou forças de London.
glicerina e água não se misturam, devido ao tipo de polaridade que elas possuem, pois a glicerina é apolar e a água polar.
água e sal de cozinha se misturam, devido ao sal de cozinha e à água serem substâncias iônicas.
óleo de soja e vinagre não se misturam, devido ao tipo de interação intermolecular do óleo, que é do tipo ligação de hidrogênio, e ao vinagre ser uma substância iônica.