Em uma aula de Física, três estudantes, ao serem questionados sobre as forças que atuam em uma bolinha subindo após ser lançada para cima, elaboraram os seguintes desenhos:
A partir dos desenhos realizados, a professora de Física conduziu uma discussão na qual cada aluno comentou o que aconteceria nessa situação, resultando nas afirmações abaixo:
I. Visto que a bolinha está subindo, é necessário que a resultante das forças também seja para cima, conforme ilustrado pelo estudante 1.
II. Não há nenhum problema no fato de a bola subir e a força resultante ser para baixo, desde que o movimento seja retardado, como ilustrado na imagem do estudante 2.
III. A imagem produzida pelo estudante 3 pode estar correta, já que em algum instante da subida as forças contrária e a favor do movimento devem se igualar.
É correto o que se afirma apenas em
I.
II.
III.
I e III.
II e III.