Em uma atividade que combina história e artes, o docente propõe uma reflexão sobre como o tempo era contado e representado na Idade Média. Para tanto, ele parte para a análise de um calendário medieval do século XV, com a representação do zodíaco, da quantidade de horas de luz diurnas e das atividades agrícolas mês a mês.
Meses de setembro a dezembro de calendário anônimo medieval conservado na Biblioteca Estatal de Berlim, Lib. pic. A 92 (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Faltkalender_mit_Monatsbildern.jpg)
Após essa atividade de análise, os alunos podem deduzir, corretamente, que a organização do tempo expressa iconograficamente nesse calendário medieval é
cronológica, pois assinala o decorrer do tempo linear contado a partir do nascimento de Cristo.
econômica, pois destaca o trabalho individual com base em princípios de produtividade e competição.
litúrgica, pois marca o tempo da Igreja e das festividades do calendário religioso.
escatológica, pois insere a vida humana no tempo da encarnação, entre a criação do mundo e o Juízo universal.
social, pois relaciona tempo natural e do trabalho ao estabelecer uma correspondência entre os meses e as atividades agrícolas.