Em uma abordagem voltada à promoção da saúde, a fisioterapia preventiva e também a ergonomia focam seus esforços na prevenção e não apenas na reabilitação, proporcionando uma melhor qualidade de vida. Sobre a fisioterapia preventiva e a ergonomia, analise as proposições a seguir.
1) Os distúrbios osteomioarticulares (DORT) relacionados ao trabalho – termo que substituiu a terminologia Lesões por Esforços Repetitivos (LER) – caracterizam-se pela dor crônica, acompanhada ou não de alterações objetivas.
2) Os riscos ergonômicos na saúde do trabalhador são provenientes da movimentação e de posturas inadequadas, do transporte de equipamentos pesados, de atividades de organização e assistência, e de trocas de turnos e trabalhos noturnos. No entanto, não se pode atribuir essas ações como causa de problemas de postura, hérnias e lombalgias.
3) A ginástica laboral apresenta benefícios para o trabalhador, atuando na prevenção de LER/DORT, diminuindo tensões musculoesqueléticas, promovendo relaxamento e amenizando fadiga muscular. Já para a empresa, representa elevação de custos operacionais sem benefícios na produtividade.
4) Afecções como tendinite, tenossinovite, bursite, lombalgia, síndrome do túnel do carpo são, atualmente, as principais causas de afastamento do trabalho.
Está(ão) correta(s), apenas:
1 e 4.
2.
1, 3 e 4.
3 e 4.
2, 3 e 4.