Em um trabalho de química sobre propriedades gerais dos elementos, um grupo de estudantes analisava uma tabela com valores que descrevia sobre a variação da afinidade eletrônica em quilojoules por mol dos elementos do grupo principal. Nesse estudo, os alunos perceberam que a afinidade eletrônica do lítio (Li) é maior que a do berílio (Be), sendo que a regra geral mostra que seria o contrário. O mais conflituoso ainda era que a tabela mostrava que a afinidade eletrônica do berílio era negativa.
Para justificar esse fato, os estudantes fizeram as seguintes afirmações:
I. a afinidade eletrônica do berílio é menor que a do lítio porque o átomo de berílio é menor, favorecendo a atração próton-elétron.
II. a afinidade eletrônica do berílio é menor que a do lítio porque no lítio o elétron adicional entra no orbital 2s e no berílio, no orbital 2p, sendo que um elétron no orbital 2s está mais firmemente ligado ao núcleo do que um elétron 2p.
III. a afinidade eletrônica do berílio é negativa porque o elétron adicionado para formar Be- ocuparia outro orbital, mais estável e menos energético, favorecendo a liberação de energia.
A partir da análise das afirmações dos estudantes, conclui-se que estão INCORRETAS as afirmativas: