Em um experimento realizado durante uma aula de laboratório, foram utilizados um aquecedor (que fornecia calor de forma constante), um termômetro e um béquer (conforme ilustra a figura a seguir), contendo uma determinada quantidade de gelo a 0°C. A atividade tinha como objetivo analisar o processo de mudança de fase da água, do estado sólido para o líquido, e em seguida medir sua temperatura de ebulição, aproximadamente, 100°C. Ao final, para representar esse processo, foi construído o gráfico a seguir, da variação de temperatura da água em função do tempo de aquecimento.
A quantidade de calor total fornecida durante todo o processo pode ser dividida em duas etapas, calor latente e calor sensível, que são responsáveis tanto pela mudança de fase quanto pela variação de temperatura. Desse modo, pode-se afirmar que:
Marque a opção correta:
Durante o processo de fusão, entre t1 e t2, não haverá variação de temperatura enquanto, praticamente, todo o gelo não tiver derretido.
Durante o processo de fusão, entre t2 e t3, ocorre variação de temperatura assim que se inicia a mudança de fase.
A temperatura não sofre variação entre t1 e t2, pois no processo de fusão do gelo observa-se apenas a fase sólida da água.
Entre os intervalos t2 e t3 ocorre variação de temperatura, pois no processo de aquecimento observa-se duas fases da água, sólida e líquida.
A temperatura não sofre variação entre t1 e t2, pois no processo de fusão do gelo observa-se apenas a fase líquida da água.