ENEM 2022

Em um autódromo, os carros podem derrapar em uma curva e bater na parede de proteção. Para diminuir o impacto de uma batida, pode-se colocar na parede uma barreira de pneus, isso faz com que a colisão seja mais demorada e o carro retorne com velocidade reduzida. Outra opção é colocar uma barreira de blocos de um material que se deforma, tornando-a tão demorada quanto a colisão com os pneus, mas que não permite a volta do carro após a colisão.

Comparando as duas situações, como ficam a força média exercida sobre o carro e a energia mecânica dissipada?

a
A força é maior na colisão com a barreira de pneus, e a energia dissipada é maior na colisão com a barreira de blocos.
b
A força é maior na colisão com a barreira de blocos, e a energia dissipada é maior na colisão com a barreira de pneus.
c
A força é maior na colisão com a barreira de blocos, e a energia dissipada é a mesma nas duas situações.
d
A força é maior na colisão com a barreira de pneus, e a energia dissipada é maior na colisão com a barreira de pneus.
e
A força é maior na colisão com a barreira de blocos, e a energia dissipada é maior na colisão com a barreira de blocos.
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Resposta
A
Tempo médio
2 min

Resolução

Para resolver esta questão, precisamos analisar a colisão do carro com cada tipo de barreira (pneus e blocos deformáveis) usando os conceitos de impulso, momento linear (quantidade de movimento) e energia cinética.

Vamos chamar a massa do carro de \(m\) e sua velocidade imediatamente antes da colisão de \(v_i\). O problema informa que o tempo de colisão (\(\Delta t\)) é o mesmo para ambas as barreiras.

1. Análise da Força Média (\(F_{méd}\)):

O Teorema do Impulso relaciona a força média com a variação do momento linear:

\[ I = F_{méd} \Delta t = \Delta p = p_f - p_i \]

onde \(p_i\) é o momento linear inicial e \(p_f\) é o momento linear final.

  • Barreira de Pneus: O carro colide e retorna com velocidade reduzida, digamos \(v_f\). Como o sentido da velocidade muda, o momento final é \(p_{f1} = m(-v_f)\) (considerando a direção inicial como positiva). O momento inicial é \(p_{i1} = mv_i\). A variação do momento linear é \(\Delta p_1 = p_{f1} - p_{i1} = -mv_f - mv_i = -m(v_i + v_f)\). A magnitude da variação do momento é \(|\Delta p_1| = m(v_i + v_f)\). A força média é \(F_1 = \frac{|\Delta p_1|}{\Delta t} = \frac{m(v_i + v_f)}{\Delta t}\).
  • Barreira de Blocos: O carro colide e para, ou seja, a velocidade final é \(v_f = 0\). O momento final é \(p_{f2} = m(0) = 0\). O momento inicial é \(p_{i2} = mv_i\). A variação do momento linear é \(\Delta p_2 = p_{f2} - p_{i2} = 0 - mv_i = -mv_i\). A magnitude da variação do momento é \(|\Delta p_2| = mv_i\). A força média é \(F_2 = \frac{|\Delta p_2|}{\Delta t} = \frac{mv_i}{\Delta t}\).

Comparação das Forças: Como o carro retorna na colisão com os pneus, \(v_f > 0\). Portanto, \(v_i + v_f > v_i\). Comparando as expressões para \(F_1\) e \(F_2\), como \(m\) e \(\Delta t\) são os mesmos, e \(v_i + v_f > v_i\), concluímos que \(F_1 > F_2\). A força média é maior na colisão com a barreira de pneus.

2. Análise da Energia Mecânica Dissipada (\(\Delta E_{diss}\)):

A energia mecânica dissipada na colisão corresponde à diminuição da energia cinética do carro (assumindo que a colisão ocorre na horizontal, sem variação de energia potencial gravitacional). A energia cinética é dada por \(E_k = \frac{1}{2}mv^2\).

\(\Delta E_{diss} = E_{k,inicial} - E_{k,final}\)

  • Barreira de Pneus: A energia cinética inicial é \(E_{ki1} = \frac{1}{2}mv_i^2\). A energia cinética final é \(E_{kf1} = \frac{1}{2}m(-v_f)^2 = \frac{1}{2}mv_f^2\). A energia dissipada é \(\Delta E_1 = E_{ki1} - E_{kf1} = \frac{1}{2}mv_i^2 - \frac{1}{2}mv_f^2 = \frac{1}{2}m(v_i^2 - v_f^2)\).
  • Barreira de Blocos: A energia cinética inicial é \(E_{ki2} = \frac{1}{2}mv_i^2\). A energia cinética final é \(E_{kf2} = \frac{1}{2}m(0)^2 = 0\). A energia dissipada é \(\Delta E_2 = E_{ki2} - E_{kf2} = \frac{1}{2}mv_i^2 - 0 = \frac{1}{2}mv_i^2\).

Comparação da Energia Dissipada: Como \(v_f > 0\), temos \(v_f^2 > 0\). Portanto, \(v_i^2 - v_f^2 < v_i^2\). Comparando as expressões para \(\Delta E_1\) e \(\Delta E_2\), concluímos que \(\Delta E_1 < \Delta E_2\). A energia mecânica dissipada é maior na colisão com a barreira de blocos.

Conclusão:

A força média é maior na colisão com a barreira de pneus (\(F_1 > F_2\)), e a energia mecânica dissipada é maior na colisão com a barreira de blocos (\(\Delta E_2 > \Delta E_1\)).

Isso corresponde à alternativa A.

Dicas

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Lembre-se que força média está relacionada à variação do momento linear dividida pelo tempo (\(F_{méd} = \Delta p / \Delta t\)). Compare a variação do momento nos dois casos, considerando a mudança de direção.
A energia dissipada é a energia cinética inicial menos a energia cinética final. Qual situação resulta em menor energia cinética final?
O problema afirma que o tempo de colisão (\(\Delta t\)) é o mesmo nas duas situações.

Erros Comuns

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Confundir Impulso com Força: Achar que, por parar o carro, a barreira de blocos exerce mais força, sem considerar que a inversão da velocidade (pneus) causa uma maior variação de momento linear e, portanto, maior força média no mesmo intervalo de tempo.
Erro na Variação do Momento: Calcular a variação do momento na colisão com pneus como \(m(v_i - v_f)\) em vez de \(m(v_i + v_f)\) (em módulo), esquecendo que a velocidade final tem sentido oposto.
Erro na Energia Dissipada: Pensar que, por o carro retornar, a colisão com os pneus foi 'mais violenta' e dissipou mais energia. Na verdade, a energia dissipada é a energia perdida; se o carro ainda tem energia cinética após a colisão (pneus), menos energia foi dissipada do que no caso em que ele para completamente (blocos).
Ignorar a Informação sobre o Tempo: Não levar em conta que o \(\Delta t\) é o mesmo para as duas colisões, o que é crucial para comparar as forças médias a partir da variação do momento linear.
Revisão

Momento Linear (Quantidade de Movimento):

É uma grandeza vetorial definida como o produto da massa \(m\) de um objeto pela sua velocidade \(v\): \(\vec{p} = m\vec{v}\).

Impulso:

É uma grandeza vetorial definida como o produto da força média \(\vec{F}_{méd}\) que atua sobre um objeto pelo intervalo de tempo \(\Delta t\) durante o qual a força atua: \(\vec{I} = \vec{F}_{méd} \Delta t\).

Teorema do Impulso:

O impulso total aplicado a um objeto é igual à variação do seu momento linear: \(\vec{I} = \Delta \vec{p} = \vec{p}_f - \vec{p}_i\). Portanto, \(\vec{F}_{méd} \Delta t = m\vec{v}_f - m\vec{v}_i\).

Energia Cinética:

É a energia associada ao movimento de um objeto. É uma grandeza escalar dada por \(E_k = \frac{1}{2}mv^2\).

Energia Mecânica Dissipada:

Em colisões inelásticas (como as descritas), parte da energia mecânica inicial é convertida em outras formas de energia (calor, som, deformação permanente). A energia dissipada é a diferença entre a energia mecânica inicial e a final. Se não há variação de energia potencial, a energia dissipada é \(\Delta E_{diss} = E_{k,inicial} - E_{k,final}\).

31%
Taxa de acerto
Habilidade

Relacionar propriedades físicas, químicas ou biológicas de produtos, sistemas ou procedimentos tecnológicos às finalidades a que se destinam.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
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