Em termos etimológicos, a origem da palavra igualdade se inicia no latim aequalitas, “aquilo que é igual" ou “semelhante". Nesse sentido, igualdade representa a ausência de diferenciação entre duas coisas que possuem particularidades, mantendo a mesma valoração social e simbólica ancorada na ausência de hierarquias entre os indivíduos em sociedade. Ou seja, a palavra igualdade deve ser associada à uniformização (jurídica, política, social e cultural) sem a descaracterização das particularidades culturais, políticas e sociais dos indivíduos dentro de uma equalização das diferenças, visando ao bem comum.
Zero Hora. Fronteiras do pensamento, p. 8, 23/04/2016.
Um texto que pretende defender um ponto de vista pode ser elaborado de diversas maneiras. Ao ler o parágrafo anterior, que é a introdução de um texto argumentativo, é possível inferir que o autor
evidencia as transformações por que passou o significado da palavra igualdade, já que contemporaneamente o vocábulo também pode revelar diferenças.
parte da informação etimológica para explicitar como se deve entender a igualdade entre as pessoas na contemporaneidade: respeitando as diferenças.
estende o significado da palavra igualdade, desde sua etimologia até sua aplicação para definir relações mais difusas na contemporaneidade.
provoca dúvidas no leitor ao apresentar um significado bastante controverso para a palavra igualdade, apesar de se valer da etimologia como ponto de partida.
ratifica a proposição de que a igualdade deve privilegiar os benefícios coletivos, mesmo que isso signifique promover o apagamento das manifestações individuais.