Em tempos de secas prolongadas é quase certo que as plantas perderão água em excesso, especialmente aquelas com folhas largas. A água do solo é aproveitada para repor essa perda e para participar da seiva elaborada. A planta pode retirar água do solo obedecendo à capacidade específica do potencial hídrico de suas raízes mais finas, o que é suficiente para absorver a maior parte da água capilar contida nos solos. Contudo, a taxa de condutividade da raiz, além de depender da capacidade de retenção de água do solo, ou seja, do seu potencial hídrico, depende também de fatores endógenos e exógenos.
Sobre a condutividade da água via raízes, analise as proposições a seguir:
I. A água percorre os pelos absorventes da raiz, atravessa o protoplasma epidérmico, a zona cortical e o endoderma até atingir o xilema da planta.
II. Os fatores endógenos mais importantes para a condutividade da água são os pelos radiculares e o potencial hídrico.
III. São fatores exógenos importantes a temperatura, a presença de O2 e CO2, a umidade do solo, e as propriedades do perfil da vegetação.
IV. A água chega até o xilema através do transporte passivo, orientada pelas células de Caspary.
V. As células da endoderme, além de controlar a quantidade de água que entra no xilema, selecionam os sais minerais por transporte passivo, enquanto a água chega por osmose.
Estão corretas apenas
I, III e IV.
I, II e III.
II, IV e V
I, IV e V.
II, III e IV.