“Em sua descrição da Ática, Pausânias assinala a presença sobre a parede de um pórtico do bairro de Cerâmica, de uma pintura que representava um grupo de três personagens. Um deles é Teseu; os dois outros que estão associados a ele são figuras alegóricas do que o primeiro significa: Demokratía e Demos. Obra de Eufranor, este afresco data do século IV a.C.; mas desde o século V a.C., no momento em que, por ordem do oráculo de Delfos, Címon leva de volta, em grande pompa, de Esquiros a Atenas, a ossada presumida de Teseu para fixá-la no centro da cidade, a tradição que fazia do herói o pai da democracia já estava próxima de se estabelecer firmemente. O que diz Pausânias? ‘Esta pintura mostra que Teseu é aquele que instituiu em Atenas o regime da igualdade política. Difundiu-se amplamente a tradição, aliás, e particularmente para a grande maioria das pessoas, de que a partir daí os atenienses conservaram o regime democrático até a revolução de Pisítrato, que instituiu a tirania’.” (VERNANT, Jean-Pierre. Entre Mito & Política. São Paulo: Edusp, 2002. p. 220.)
O texto descreve uma parte da construção mítica da democracia ateniense, um dos principais temas nos estudos da Grécia Clássica. Analise as proposições a respeito dos gregos, sua sociedade e sua história.
I. Na sociedade ateniense era possível encontrar dois tipos principais de estrangeiros: os escravos, capturados principalmente em batalhas, e os metecos, estrangeiros livres que pagavam impostos para poder viver e trabalhar na cidade, mas que não exerciam papéis políticos institucionais.
II. Na História da Grécia houve duas grandes narrativas bélicas: a primeira foi a Guerra do Peloponeso, caracterizada pela briga intestina entre as cidades-estados de Atenas e Esparta, com a vitória dos atenienses, e a segunda foram as Guerras Púnicas, confrontos com os persas, que resulta nas cidades gregas subjugadas e incorporadas ao Império Persa, iniciando uma dominação que terminaria apenas com a conquista da Grécia, pelos romanos.
III. O mito fundador da civilização grega está ligado ao confronto entre a cidade democrática e filosófica de Atenas e a cidade comercial e despótica de Cartago. Apesar do grande personagem desse confronto ser o general cartaginês Aníbal, é Atenas que vence a guerra, apropriando-se assim das redes comerciais do Mar Mediterrâneo e conseguindo os recursos para desenvolver sua cidade, que chegaria ao apogeu no século V a.C., o chamado século de Péricles.
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