UNIVAG 2016/1

Em seu livro mais recente, Número zero, o escritor italiano Umberto Eco trata do editor de uma publicação que nunca vê a luz do dia – apenas monta dossiês apócrifos*, como os que a cada dois anos reaparecem nas eleições brasileiras, e com eles faz chantagem em busca de dinheiro.

Aos 83 anos, o autor de O nome da rosa está preocupado com o predomínio do que chama de “máquina de lama” no jornalismo profissional. Acredita que a função da imprensa séria será cada vez mais ajudar seus leitores a discernir o trigo do joio, que se encontra amplificado e tratado como verdade na internet.

O escritor não tem boas palavras para as redes sociais. Há um mês, ao receber o título de doutor honoris causa na Universidade de Turim, disse que “a mídia social dá voz a uma legião de imbecis, que antes falava apenas no bar depois de beber uma taça de vinho, sem prejudicar a coletividade”.

“Hoje eles têm o mesmo direito de palavra de um Prêmio Nobel. É a invasão dos imbecis”, afirmou, no discurso de agradecimento. “O drama da internet é que ela promoveu o idiota da aldeia a portador da verdade.”

As palavras soam duras e reducionistas. O saldo da popularização da internet e da facilidade de divulgação de opiniões que dela advém é mais positivo que negativo. Hoje, qualquer pessoa com uma conexão ou um celular diz em poucos segundos o que pensa sobre qualquer tema e, em países como a Itália ou o Brasil, sem censura.

O problema é que, assim como nos bares, no Facebook, no Twitter e no Instagram, os imbecis fazem mais barulho que os sensatos.

E – como mostram episódios recentes de intolerância e racismo envolvendo jornalistas, artistas e figuras políticas – parecem ter mais admiradores.

(Folha de S.Paulo, 12.07.2015. Adaptado.)

* apócrifos: textos que não são reconhecidos como verdadeiros ou têm autoria duvidosa.

A frase reescrita que mantém o sentido do texto e está correta quanto à regência verbal e nominal é:

a

O drama da internet é que ela converteu o idiota da aldeia em portador da verdade.

b

Há um mês, ao ser agraciado do título de doutor honoris causa na Universidade de Turim, disse que a mídia social dá voz a uma legião de imbecis.

c

A mídia social dá voz a uma legião de imbecis, que antes falava apenas no bar sem causar danos com a coletividade.

d

O autor de O nome da rosa está apreensivo sob o predomínio do que chama de “máquina de lama” no jornalismo profissional.

e

Hoje eles se equiparam por um Prêmio Nobel, é a invasão dos imbecis.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Resolução
Assine a AIO para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 300.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos AIO.
E mais: nota TRI a todo o momento.
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de AI + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Sarah
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
Murilo Martins
Com a ajuda da AIO, aumentei os meus acertos nos simulados e no ENEM, além de garantia uma TRI mais elevada. Recomendo a AIO para estudantes de todo nível, sendo uma maneira de alavancar a sua nota no menor tempo possível!
Jefferson, formando em Medicina
Com a plataforma AIO consegui acertar as 45 questões de ciências humanas no ENEM 2022! Sem dúvidas, obter a nota máxima nessa área, foi imprescindível para ser aprovado em medicina.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar