Em seu clássico texto O nascimento da medicina social, Michel Foucault apresenta, “grosso modo”, três etapas na formação da medicina social e, para tanto, traz exemplos de três países europeus, associando-os a cada uma dessas etapas.
Com base nisso, assinale a alternativa que apresenta o país e as características correlacionados de maneira correta.
Alemanha – Medicina da força de trabalho. Lei dos pobres. Vacina obrigatória. Localização e destruição de lugares insalubres. Controle da saúde e dos corpos dos mais pobres, tornando-os mais aptos ao trabalho.
Inglaterra – Medicina de estado. Polícia sanitária. Normalização da prática e do saber médicos. Organização administrativa da atividade dos médicos.
Portugal – Medicina da força de trabalho. Lei dos pobres. Vacina obrigatória. Controle da circulação da água e do ar. Emigração de cemitérios para a periferia da cidade.
França – Medicina urbana. Modelo médico e político da quarentena. Controle da circulação da água e do ar. Emigração de cemitérios para a periferia da cidade.
Espanha – Medicina de estado. Polícia sanitária. Normalização da prática e do saber médicos. Controle da saúde e dos corpos dos mais pobres, tornando-os mais aptos ao trabalho.