Em setembro de 1937, Mussolini faz uma visita oficial à Alemanha. Hitler faz de tudo para impressionar o seu hóspede. Mussolini admira, em particular, o poder industrial da Alemanha, a ordem quase militar que reina no país, as grandes paradas cuja apoteose é a manifestação de 28 de setembro no estádio olímpico de Berlim. Mussolini planeja grandes realizações: guerra preventiva contra a Rússia bolchevista, “lugar ao sol” para a Alemanha na África e bombardeio surpresa da frota inglesa no Mar Mediterrâneo.
(Pierre Milza e Serge Berstein. O fascismo italiano: 1919-1945, 1980. Adaptado.)
A Itália fascista e a Alemanha nazista são exemplos de regimes totalitários que se destacaram na política europeia entre as duas guerras mundiais.
O excerto menciona, apesar de haver algumas diferenças entre eles, seus aspectos comuns, tais como
a concessão de direitos políticos amplos ao conjunto da população da nação e a manutenção da liberdade de expressão.
a democratização das relações internacionais e a divisão do mundo em áreas de domínio das diversas potências capitalistas.
a instauração de uma espécie de socialismo nacional e a entrega da administração das grandes empresas para os sindicatos corporativos.
a mobilização social e política de multidões disciplinadas e a intenção de modificar a ordem internacional por meio de intervenções armadas.
a aliança com as nações africanas dominadas pelos países imperialistas e o projeto de constituição de um mercado livre na África.