Em relação às características geográficas da ocupação nordestina, até a construção, na atualidade, das grandes hidrelétricas, que vão mudando a paisagem do “Velho Chico”, é correto afirmar:
A Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, antes conhecida como Usina Hidrelétrica de Itaparica, está situada na região do submédio São Francisco, em trecho correspondente aos estados da Bahia e de Pernambuco.
As ações de muitos missionários, no período colonial, tiveram grande destaque, defendendo os interesses indígenas e evitando que cidades e outras edificações dos colonizadores fossem construídas em seus aldeamentos às margens do rio São Francisco.
A dinamização, envolvendo as áreas com as construções das grandes barragens, no trecho sertanejo do rio São Francisco, trouxe profundas modificações para as estruturas sociais existentes, atingindo um grande equilíbrio social, econômico e político.
Os lagos formados pelas construções das barragens das usinas hidrelétricas de Sobradinho e Itaparica não atingiram comunidades ribeirinhas, a exemplo de Remanso, Pilão Arcado, Casa Nova, Retirolândia e Rodelas, entre outras, que continuam mantendo as mesmas situações e respectivas estruturas.
As usinas hidrelétricas em operação na sub região do sertão nordestino, como as de Paulo Afonso, Xingó, Boa Esperança e Sobradinho, não são alcançadas pelos impactos ambientais típicos do semiárido do Nordeste.