Em relação ao Iluminismo, é correto afirmar que
as ideias de liberdade penetraram na Inglaterra, destacando Oliver Cromwell como um modelo do despotismo esclarecido, visto que aboliu a servidão, concedeu liberdade de culto e igualdade de todos perante a lei.
John Locke, defensor das liberdades individuais, afirmava que o conhecimento é inato, permitindo aos governantes manobrabilidade política e respeito às liberdades humanas.
para Montesquieu, em sua obra O Espírito das Leis, a monarquia esclarecida aplicada na maioria dos países europeus era o modelo básico a ser seguido, levando em conta que esses países optaram pelo parlamentarismo, principalmente ao sul da Europa.
Rousseau, defensor da propriedade privada, em sua obra O Contrato Social, afirma que a justiça e a soberania do povo são as duas principais prerrogativas defendidas por um governante.
Voltaire, autor de Cartas Inglesas, promoveu duras críticas ao absolutismo e, ao mesmo tempo, elogiou certas liberdades existentes em seu país. Suas ideias influenciaram filósofos e governantes, como foram os casos de Catarina II, da Rússia, e Frederico II, da Prússia.