Em relação à Vidas secas, de Graciliano Ramos, analise as afirmativas a seguir:
I. Trata-se de uma narrativa cíclica, cujo início e final não apresentam nada em comum, pois houve, no decorrer do relato, a morte de Baleia e do papagaio, membros da família de Fabiano, sacrificados para salvar os demais.
II. A relação entre patrão e empregado, presente não só no capítulo “Contas” do romance Vidas secas mas também em outras criações romanescas de Graciliano Ramos, comprova o coronelismo peculiar à sociedade nordestina na década de 30, época do governo de Getúlio Vargas.
III. Fabiano apresenta uma perspectiva determinista ao afirmar que “Os meninos eram uns brutos, como o pai. Quando crescessem, guardariam as reses de um patrão invisível, seriam pisados, maltratados, machucados, por um soldado amarelo”.
IV. Em Vidas secas, cada capítulo corresponde a um episódio com começo, meio e fim bem definidos. Em cada um deles, apesar da onisciência do narrador, a focalização da narrativa se realiza com base na visão que uma das personagens tem de si mesma, das outras e da situação em que se encontra.
V. A história da família de Fabiano é construída utilizando-se uma linguagem seca, objetiva e direta. Nela as ações são colocadas sinteticamente, tal como em: “Desceu o copiar, atravessou o pátio, avizinhou-se da ladeira pensando na cachorra Baleia”.
Estão CORRETAS
I, II e III.
II, III e IV.
II, III, IV e V.
I, III e V.
IV e V.