Em Paradigmas contemporâneos de educação: escola tradicional e escola construtivista, de Denise Maria Maciel Leão (1999), compreende-se duas posições distintas acerca da escola tradicional e da escola construtivista. Veja a seguir.
Na escola tradicional:
“A abordagem tradicional do ensino parte do pressuposto de que a inteligência é uma faculdade que torna o homem capaz de armazenar informações, das mais simples às mais complexas. Nessa perspectiva é preciso decompor a realidade a ser estudada com o objetivo de simplificar o patrimônio de conhecimento a ser transmitido ao aluno que, por sua vez, deve armazenar tão somente os resultados do processo” (LEÃO, 1999, p.190).
Na escola construtivista:
“O construtivismo fundamenta-se no iluminismo. Por sua vez, a filosofia iluminista preceitua que o homem é um ser dotado de razão. Segundo Freitag (1993), a novidade introduzida é que a faculdade de fazer uso da razão não é transmitida geneticamente, mas uma potencialidade que precisa se desenvolver no decurso da vida. Para a autora, de acordo com Piaget e Kolberg, o ser humano tem, sim, uma predisposição para pensar e julgar com bases racionais, isto é, uma predisponibilidade para o racional, que, no entanto, não é uma herança genética” (LEÃO, 1999, p.195).
Considerando-se os aspectos epistemológicos da escola tradicional e os aspectos filosóficos da escola construtivista, apresentados acima, verifica-se o seguinte:
as concepções da escola tradicional e da escola construtivista são idênticas, afinal, ambas reconhecem a importância da razão como um meio necessário aos processos de ensino-aprendizagem.
o construtivismo tem como fundamento o Iluminismo, sendo, desse modo, herdeiro da Revolução Francesa; compreende a razão como uma herança genética.
a abordagem tradicional do ensino foi substituída pelo construtivismo nos processos de ensino-aprendizagem contemporâneos.
não há qualquer ponto de concordância entre a epistemologia em que se fundamenta a escola tradicional e a filosofia da escola construtivista.
há distintas concepções acerca do papel da escola, dos conteúdos de ensino, dos métodos, da relação professor-aluno e dos pressupostos de aprendizagem no que se refere à escola tradicional e à escola construtivista.