ENEM 2019

Em nenhuma outra época, o corpo magro adquiriu um sentido de corpo ideal e esteve tão em evidência como nos dias atuais: esse corpo, nu ou vestido, exposto em diversas revistas femininas e masculinas, está na moda: é capa de revistas, matérias de jornais, manchetes publicitárias, e se transformou em um sonho de consumo para milhares de pessoas. Partindo dessa concepção, o gordo passa a ter um corpo visivelmente sem comedimento, sem saúde, um corpo estigmatizado pelo desvio, o desvio pelo excesso. Entretanto, como afirma a escritora Marylin Wann, é perfeitamente possível ser gordo e saudável. Frequentemente os gordos adoecem não por causa da gordura, mas sim pelo estresse, pela opressão a que são submetidos.

VASCONCELOS, N. A.; SUDO, I.; SUDO, N. Um peso na alma: o corpo gordo e a mídia. Revista Mal-Estar e Subjetividade, n. 1, mar. 2004 (adaptado).

No texto, o tratamento predominante na mídia sobre a relação entre saúde e corpo recebe a seguinte crítica:

a
Difusão das estéticas antigas.
b
Exaltação das crendices populares.
c
Propagação das conclusões científicas.
d
Reiteração dos discursos hegemônicos.
e
Contestação dos estereótipos consolidados.
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Resposta
E
Tempo médio
1 min

Resolução

Passo a passo da solução:

  1. Leitura e compreensão do texto-base: O primeiro passo é ler atentamente o texto fornecido. O texto descreve como a mídia atual promove o corpo magro como ideal de beleza e saúde, associando-o à moda e ao sucesso. Em contrapartida, o corpo gordo é estigmatizado como não saudável e desviante.
  2. Identificação da crítica no texto: O ponto crucial é notar que o texto não apenas descreve essa situação, mas também apresenta uma crítica a ela. Isso fica evidente na segunda parte do texto, a partir de "Entretanto, como afirma a escritora Marylin Wann...". O texto introduz a ideia de que é possível ser gordo e saudável e que os problemas de saúde frequentemente associados à gordura podem ser causados por fatores sociais como estresse e opressão, e não pela gordura em si.
  3. Análise do comando da questão: A questão pede para identificar qual crítica, presente no texto, é feita ao tratamento predominante na mídia sobre a relação entre saúde e corpo. Ou seja, buscamos a contestação que o próprio texto faz à visão midiática.
  4. Avaliação das alternativas: Agora, analisamos cada opção à luz da crítica identificada no texto:
    • A (Difusão das estéticas antigas): O texto foca na estética *atual* promovida pela mídia, não em estéticas antigas. Incorreta.
    • B (Exaltação das crendices populares): O texto critica a visão midiática, não necessariamente "crendices populares". A mídia pode criar ou reforçar certas crenças, mas o foco da crítica no texto é a associação simplista entre magreza/saúde e gordura/doença. Incorreta.
    • C (Propagação das conclusões científicas): O texto sugere o contrário. Ao apresentar a visão de Marylin Wann, ele questiona se a visão predominante na mídia (magro = saudável, gordo = doente) reflete conclusões científicas complexas ou uma visão simplificada e potencialmente enviesada. A crítica é que a mídia *não* necessariamente propaga conclusões científicas de forma equilibrada. Incorreta.
    • D (Reiteração dos discursos hegemônicos): O texto *descreve* a mídia reiterando discursos hegemônicos (a valorização da magreza). No entanto, a *crítica* feita *pelo texto* não é sobre a reiteração em si, mas sobre o *conteúdo* e o *impacto* desse discurso, oferecendo uma visão alternativa. A crítica é ao estereótipo, não apenas ao fato de ele ser repetido. Incorreta.
    • E (Contestação dos estereótipos consolidados): Esta opção alinha-se perfeitamente com a crítica apresentada. O texto contesta o estereótipo consolidado pela mídia de que "gordo não é saudável" e "magro é saudável", apresentando a perspectiva de que a realidade é mais complexa e que a saúde não está deterministicamente ligada ao peso, além de apontar para fatores sociais. Correta.
  5. Conclusão: A alternativa que melhor representa a crítica feita no texto ao tratamento midiático da relação corpo/saúde é a contestação dos estereótipos consolidados.

Dicas

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Preste atenção à palavra "Entretanto" no texto. O que ela introduz?
O texto concorda com a visão predominante da mídia sobre corpo e saúde, ou a questiona?
A questão pede a *crítica* feita no texto. Qual ideia comum sobre corpos gordos e saúde o texto está desafiando?

Erros Comuns

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Confundir a descrição do que a mídia faz (reiterar discursos hegemônicos - D) com a crítica que o texto faz a essa abordagem (contestar o estereótipo - E).
Não perceber a virada argumentativa introduzida pelo "Entretanto", focando apenas na primeira parte do texto que descreve a visão midiática.
Interpretar a crítica como sendo contra a ciência (relacionado à opção C), quando na verdade a crítica é sobre como a mídia simplifica ou distorce informações.
Achar que o texto defende que não há relação nenhuma entre peso e saúde, quando na verdade ele complexifica a questão e critica a generalização excessiva.
Revisão

Revisão de Conceitos:

  • Estereótipo: Uma imagem ou ideia generalizada e simplificada sobre um grupo de pessoas ou coisas, frequentemente baseada em preconceitos e que não corresponde totalmente à realidade. No texto, o estereótipo é a associação direta entre magreza e saúde/beleza, e gordura e doença/desleixo.
  • Discurso Hegemônico: Refere-se às ideias, crenças e valores dominantes em uma sociedade, que são frequentemente disseminados por instituições como a mídia e acabam sendo vistos como "normais" ou "naturais". O texto descreve a valorização do corpo magro como parte de um discurso hegemônico.
  • Mídia e Construção Social: A mídia (revistas, jornais, publicidade, etc.) desempenha um papel significativo na construção de percepções sociais, incluindo ideais de beleza e saúde. O texto analisa criticamente esse papel.
  • Crítica Textual: A capacidade de identificar não apenas o tema principal de um texto, mas também o ponto de vista do autor, incluindo as críticas que ele faz a determinadas ideias ou situações. O texto apresentado não é neutro; ele critica a visão midiática predominante.
21%
Taxa de acerto
20.3
Média de pontos TRI
Habilidade

Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
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