Em março de 2019, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, solicitou ao rei Felipe VI, da Espanha, que pedisse desculpas pelos abusos que as autoridades mexicanas consideraram terem ocorrido na época da conquista espanhola. Com essa ação, segundo López Obrador, pretendia-se “superar definitivamente as desavenças, os rancores, as culpas e as censuras que a história colocou entre os povos da Espanha e do México, sem ignorar nem omitir as ilegalidades e os crimes que os provocaram”. O rei simplesmente lamentou e rejeitou o pedido.
(Disponível em: https:// https://brasil.elpais.com/ internacional/2021-09-30/ex-presidente-espanhol-ridicularizapedido-de-perdao-de-lopez-obrador-por-genocidio-indigenacomo-ele-se-chama.html. Acesso em: 29 out. 2021. Adaptado.)
Acerca da conquista espanhola na região onde hoje localiza-se o território mexicano, assinale a única alternativa correta:
A conquista espanhola do Império Asteca foi rápida e violenta, matando milhares de indígenas, devido à superioridade numérica dos conquistadores, à boa estratégia militar e por meio das ameaças dos missionários aos povos que se rebelassem contra Montezuma.
A conquista espanhola do Império Mexicano foi violenta e eficaz porque encontraram uma monarquia em rápida decadência, que sacrificava os povos submetidos em suntuosas cerimônias religiosas e deixava os campos agrícolas vazios.
A conquista espanhola dos povos que habitavam o continente e as ilhas do Caribe foi rápida e violenta devido às doenças trazidas da Europa, o que levou as populações indígenas a aceitarem a escravização, ao invés de falecerem nas selvas.
A conquista dos povos da mesoamérica foi rápida e violenta, especialmente pela indução de medo nos povos nativos, pela boa estratégia de alianças e pela utilização eficiente da tecnologia militar.