Em maio de 2019, foi lançada a série Chernobyl pelo canal norte-americano de televisão HBO, retratando o acidente nuclear de uma usina próxima à cidade de Pripyat na então União Soviética (hoje Ucrânia), em 1986. A popularidade do desastre é importante para aumentar a conscientização sobre o uso da energia nuclear, podendo representar uma "história de aprendizado e eventualmente de uma vitória", como acredita o guia de turismo Sergii Myrnyi.
(Adaptado de O Globo, Série sobre desastre nuclear de Chernobyl recebe críticas de sobreviventes, 19/06/2019)
No acidente de Chernobyl, foram lançadas toneladas de urânio na atmosfera. Além disso, um dos isótopos do urânio, o U-235, tem meia-vida de 7 x 108 anos.
Assinale a alternativa correta:
A radiação α (alfa) emitida pelo átomo de urânio pode penetrar no corpo e causar deformações nas células, e com o tempo pode levar ao câncer.
A emissão de uma partícula α (alfa) proporciona a um átomo transformar-se em outro átomo com número de elétrons 2 unidades menor e massa atômica 4 unidades menor, como no exemplo:
As visitas turísticas em Chernobyl são possíveis, pois os átomos de urânio não emitem mais radiações. d) Dada a reação de fissão nuclear do urânio-235:
Dada a reação de fissão nuclear do urânio-235: 92U235 + 1 0n1 → AKrB + 56Ba141 + 3 0n1 + energia, podese dizer que o número atômico do criptônio (A) é 36 e seu número de massa (B) é 92.
Na fissão nuclear, o lixo radioativo precisa ser descartado de maneira mais segura possível. Já na fusão nuclear, que é a mesma que produz a luz e o calor do Sol, esse requisito não é tão importante.