Em estruturas de concreto armado, todas as barras das armaduras devem ser ancoradas de forma que as forças às quais estejam submetidas sejam integralmente transmitidas ao concreto, seja por meio de aderência ou de dispositivos mecânicos, seja por combinação de ambos. No caso da ancoragem de armaduras passivas por aderência, assinalar a alternativa INCORRETA (considere ø o diâmetro da barra da armadura longitudinal em questão):
Os ganchos das extremidades das barras da armadura longitudinal de tração podem ser semicirculares, com ponta reta de comprimento não inferior a 2 \(ø\).
As barras comprimidas devem ser ancoradas sem ganchos.
Os ganchos das extremidades das barras da armadura longitudinal de tração podem ser em ângulo reto, com ponta reta de comprimento não inferior a 8 \(ø\).
Comprimento de ancoragem básico entende-se como o comprimento reto de uma barra de armadura passiva necessário para ancorar a força-limite nessa barra e deve ser maior ou igual a 20 \(ø\).
As barras tracionadas podem ser ancoradas ao longo de um comprimento retilíneo ou com grande raio de curvatura em sua extremidade, não sendo recomendado o gancho para barras de \(ø\) > 32mm ou para feixes de barras.