Em dias ensolarados e secos, é comum a ocorrência do chamado efeito miragem nas estradas, que consiste na percepção de aparentes poças d’água no asfalto, conforme ilustrado na imagem acima. Esse efeito óptico é causado pela curvatura sofrida pela luz ao atravessar camadas de ar de diferentes temperaturas. Quanto mais próximo do asfalto, mais quente é o ar, e isso afeta o índice de refração de cada camada. Para explicar o efeito miragem, pode-se considerar que o ar perto do asfalto é dividido em camadas, cada qual com um índice de refração próprio, como apresenta a figura I abaixo, em que n1, n2 e n3 representam os índices de refração das camadas 1, 2 e 3 mais próximas do asfalto. A figura II mostra, de forma ampliada, a interface entre a camada 2 e a camada 1, onde o raio de luz sofre reflexão interna total, e os ângulos de incidência e de reflexão do feixe de luz nessa interface.
Na situação representada pela figura I, quando a luz se aproxima do asfalto,
sua velocidade aumenta, sua frequência se mantém constante e seu comprimento de onda diminui.
sua velocidade se mantém constante, sua frequência aumenta e seu comprimento de onda aumenta.
sua velocidade se mantém constante, sua frequência diminui e seu comprimento de onda aumenta.
sua velocidade aumenta, sua frequência diminui e seu comprimento de onda se mantém constante.
sua velocidade diminui, sua frequência aumenta e seu comprimento de onda se mantém constante.