Unaerp 2017/1

Em dezembro de 1649, frei Sorrento, um capuchinho italiano que esteve num tumbeiro, contabilizou novecentos cativos, e desabafou: “Aquele barco [...] pelo intolerável fedor, pela escassez de espaço, pelos gritos contínuos e pelas infinitas misérias de tantos infelizes parecia um inferno.”.

SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 84.

 

A escravização de negros africanos para o trabalho nas lavouras e nas minas do Brasil estendeu-se por quase quatro séculos. Sobre o tráfico negreiro e sobre a implementação da escravidão negra africana no Brasil colonial, considere as afirmativas e assinale a opção correta.

 

1. Dado o baixo preço dos escravos africanos nos entrepostos comerciais do litoral africano, os negociantes de escravos não tinham maiores interesses em preservar as vidas dos escravos ao longo da viagem nos tumbeiros, o que pode ser atestado pelas péssimas condições dos navios negreiros.

2. Os povos africanos que chegaram ao Brasil na condição de escravos compunham, em sua maioria, dois grandes grupos étnicos: os sudaneses da África ocidental, Sudão egípcio e costa norte do Golfo da Guiné, e os bantos da África equatorial, de parte do Golfo da Guiné, do Congo, Angola e Moçambique.

3. A substituição dos indígenas, enquanto mão de obra escrava, pelos negros africanos não se deu porque os indígenas eram preguiçosos ao trabalho, mas sim porque eles se rebelavam e fugiam, diferentemente dos negros africanos, que a aceitaram mais pacificamente por já terem sido escravizados no próprio continente africano, nas guerras e disputas entre as tribos.

4. Não houve oposição contundente à escravização dos negros africanos nem por parte da Coroa, nem por parte da Igreja Católica. De fato, algumas ordens religiosas foram grandes proprietárias de escravos, alegando que a escravização já existia na África e que o transporte dos mesmos para o mundo cristão iria não apenas civilizá-los, como também salvar suas almas.

a

Apenas 1 e 2 estão corretas.

b

Apenas 1 e 4 estão corretas. 

c

Apenas 2 e 3 estão corretas. 

d

Apenas 2 e 4 estão corretas. 

e

Apenas 3 e 4 estão corretas.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
D
Tempo médio
1 min
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Garanta sua vaga dos sonhos no Enem com IA e o maior banco de questões!
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar