“Em dezembro de 1623, partiu da Holanda uma poderosa esquadra de 26 navios e 3.300 homens cujo objetivo era a conquista da Bahia, sede do governo geral e uma das mais importantes regiões açucareiras do litoral brasileiro.”
VAINFAS, Ronaldo. Um Jesuíta a serviço do Brasil Holandês processado pela inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. p. 33-37.
Em relação ao resultado da empreitada acima citada, é INCORRETO afirmar-se que
a ocupação foi um sucesso e os cinco anos em que os holandeses dominaram Salvador foram fundamentais no exercício da estratégia para o sucesso da invasão em Pernambuco.
Felipe IV da Espanha enviou esquadra ainda mais poderosa tanto em navios quanto em soldados, forçando a retirada dos holandeses.
quando a esquadra de Felipe IV chegou a Salvador, a frota holandesa estava desfalcada, pois a maioria dos navios explorava outras regiões da capitania ou havia regressado à Holanda.
a população de Salvador se levantou contra o conquistador holandês e a Holanda foi obrigada a esperar dias melhores para a conquista do Brasil açucareiro, mudando o alvo da segunda invasão, para Pernambuco.