FACASPER 2011

Em Auto da barca do inferno (1516), de Gil Vicente, o “Judeu” é o único personagem que solicita entrar no batel infernal, mas mesmo assim sua alma é preterida pelo “Diabo”. Este se recusa a embarcar o bode que o “Judeu” traz consigo e indica-lhe o batel do “Anjo”. O “Judeu”, contudo, não consegue dirigir a palavra ao “Anjo”, e acaba indo a reboque no barco do “Diabo”, que, com estas palavras, aceita-o: “Vós, Judeu, ireis à toa, que sois mui ruim pessoa”. O mau juízo que a obra faz dos judeus tem origem em uma conjuntura histórica particular, vigente no final do século XV e início do século XVI. Assinale a alternativa que explicita essa conjuntura: 

a

A conversão compulsória dos judeus em cristãos novos, sob pena de serem expulsos de Portugal, e que teve como razão central a determinação da Casa de Bragança de unificar a religião em todo o reino e dominar a Espanha.

b

A guerra de reconquista do território português, ocorrida em fins do século XIV, que foi prejudicada pela deserção de judeus do serviço militar compulsório – o que levou Portugal a se valer da ação de mercenários.

c

A proibição da religião judaica na Península Ibérica, a expulsão dos judeus e ou a sua conversão obrigatória ao cristianismo.

d

A proibição da religião judaica em Portugal, em 1492, por ordem dos reis católicos Fernando e Isabel, que perseguiram judeus e muçulmanos com o objetivo de monopolizar suas atividades financeiras. 

e

A perseguição política aos judeus levada a cabo pela burguesia ascendente de Portugal, que almejava conquistar as rotas comerciais do Oriente, controladas por eles, e se apropriar de suas riquezas.

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Resposta
C
Tempo médio
45 s

Resolução

Para resolver essa questão, devemos relacionar o julgamento negativo do “Judeu” em Gil Vicente com o contexto histórico que motivou a representação depreciativa dos judeus no início do século XVI. A obra data de 1516 e reflete as políticas de proibição do judaísmo, expulsão e conversão forçada na Península Ibérica. Após identificar esse contexto, compararemos cada alternativa e verificaremos qual descreve corretamente essa conjuntura histórica.

  1. Leia atentamente o trecho indicado e identifique o preconceito direcionado aos judeus.
  2. Localize no contexto histórico as medidas de expulsão, proibição e conversão forçada ocorridas no fim do século XV/início do XVI.
  3. Analise cada alternativa e descarte as que não correspondem a esse contexto.
  4. Selecione a alternativa que descreve a expulsão e/ou conversão obrigatória de judeus na Península Ibérica.

Dicas

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Atente à data de publicação da obra (1516) e ao contexto histórico do fim do século XV/início do XVI.
Pense nas medidas de expulsão e conversão forçada de judeus em Espanha e Portugal.
Relembre a criação da Inquisição e seus impactos sobre comunidades judaicas na Península Ibérica.

Erros Comuns

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Confundir o édito de 1492 (Espanha) com a política portuguesa de 1497.
Atribuir a iniciativa de expulsão e conversão à Casa de Bragança em vez dos monarcas.
Interpretar a perseguição como motivada apenas por interesses militares ou econômicos.
Desconsiderar o contexto da Inquisição e focar em eventos sem relação com o antissemitismo.
Revisão

Revisão de conceitos

  • Antissemitismo medieval: preconceito e perseguição a judeus na Europa.
  • Editos de expulsão: decretos que proibiram o judaísmo e expulsaram judeus da Espanha (1492) e de Portugal (1497).
  • Conversão forçada: imposição de batismo e adoção do cristianismo sob pena de expulsão ou sanções.
  • Inquisição: tribunal eclesiástico criado para punir hereges e fiscalizar a ortodoxia cristã, atingindo em especial judeus convertidos (“cristãos-novos”).
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