Em agosto de 1820, um grupo de comerciantes, advogados, médicos e profissionais liberais proclamou, na cidade de Porto, a formação de uma Assembleia Nacional Constituinte, que deveria reunir deputados de todas as partes do Reino Unido a Portugal e Algarves para elaborar uma constituição, que valeria para os portugueses de todas as partes do mundo, o que incluia, portanto, o Brasil.
(ALVES; OLIVEIRA. 2010. p. 410).
O movimento da cidade do Porto ocorreu no contexto das transformações pelas quais passava a sociedade europeia na época e trouxe grandes mudanças em relação ao Brasil e a Portugal.
Neste sentido
o surgimento das ideias socialistas passaram a influenciar as ondas liberais de 1820 e 1830, que contestaram o restabelecimento do Antigo Regime.
o movimento ocorrido a partir da cidade do Porto buscava limitar o poder real e recolonizar o Brasil, contribuindo para o processo de independência política.
a burguesia lusitana, temerosa de uma ruptura política, passava a defender a existência de uma monarquia dual, com a preservação da liberdade comercial brasileira.
as Cortes portuguesas defenderam a revogação dos Tratados de 1810 com a Inglaterra e a aproximação de Portugal e seus domínios com a França napoleônica.
a revogação do Alvará de 1785, que proibia a produção de manufaturas na colônia, demononstrava a influência política dos deputados brasileiros na Assembleia Constituinte.