Em 2022, o Brasil comemora 200 anos de independência. Como parte da história e guardiã da memória do país, com seu acervo cuidadosamente preservado, a Câmara dos Deputados realiza uma série de atividades para lembrar a data e também o bicentenário de outros fatos importantes que a antecederam. Os eventos incluem exposições, concursos, publicações e homenagens. O primeiro marco das comemorações no Parlamento brasileiro dos 200 anos de independência ocorreu em junho de 2008, no Salão Negro do Congresso Nacional, quando a Câmara destacou o segundo centenário da vinda da corte portuguesa para o Brasil.
(Disponível em: https://www2.camara.leg.br. Adaptado.)
Em relação à Independência do Brasil, analise as afirmativas a seguir.
I. Foi resultado de uma série de transformações que o país enfrentou a partir do Período Joanino e teve como grandes nomes Pedro de Alcântara e José Bonifácio.
II. Teve como grande ponto de partida a Revolução Liberal do Porto, que tinha intenções para o Brasil diferentes das que a elite brasileira possuía. Essa divergência de interesses fez com que essa camada social passasse a defender a ideia de ruptura do laço existente com a metrópole.
III. A Constituição de 1824 é conhecida como a primeira Constituição da história de nosso país. Esse documento foi elaborado no contexto de pós-independência do Brasil.
Está correto o que se afirma em
I, II e III.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.