Em 2017, completa-se 100 anos da Revolução Russa, que culminou no primeiro regime comunista da história e se tornou um dos principais acontecimentos políticos do século XX. No início dos anos 1900, o sentimento de insatisfação com o governo russo era crescente, tanto por parte dos empresários, que tinham poder econômico, mas não tinham poder político, quanto por parte dos operários, que viviam sob condições miseráveis e indignas de trabalho.Além disso, havia alta carga tributária e inúmeros camponeses sem-terra. Nesse contexto, emergiram movimentos comunistas e sindicais que resultaram na derrubada do Império Czarista em 1917. A respeito do tema, analise as afirmações a seguir.
I. Os primeiros atos do regime pós-Revolução foram a retirada da Rússia da Primeira Guerra Mundial e o início de uma ampla reforma agrária a partir da instituição de fazendas coletivas, de modo que as propriedades, a indústria e o comércio passaram a ser controladas pelo Estado.
II. Diante do receio de que o socialismo russo pudesse influenciar outros Estados, as potências capitalistas resolveram isolar a União Soviética a partir de embargos econômicos e medidas que se tornaram conhecidas como “cordão sanitário”.
III. Após a morte de Lênin, em 1924, Joseph Stálin assumiu a liderança do Partido Comunista. O início do governo de Stálin foi marcado por grave crise econômica e baixo desenvolvimento industrial, agravado pelos embargos de comércio das potências capitalistas, o que o levou a tomar medidas autoritárias e repressivas contra os opositores do regime.
IV. Stálin instituiu um governo totalitário, centralizado e com base em um partido único. Durante a vigência do stalinismo, diversos opositores foram mandados para os gulags, campos de trabalho forçado localizados em regiões geográficas isoladas.
A respeito do tema, estão corretas apenas as alternativas:
I e II.
I, II e III.
II, III e IV.
I, II e IV.
III e IV.