Em 2014, o golpe militar que instaurou a ditadura no Brasil completa 50 anos. No dia 31 de março de 1964, o presidente João Goulart acordou no Palácio Laranjeiras e logo soube da movimentação das tropas que vinham de Minas Gerais em direção ao Rio de Janeiro. Lá, ele recebeu visitas e informações que foram fundamentais para as decisões tomadas ao longo do dia. No fim da noite, Goulart fica sabendo que o comandante das tropas de São Paulo também apoiava o golpe. No dia 1º de abril, Goulart vai para Brasília e, de lá, segue para Porto Alegre em busca de apoio. Enquanto Jango voava, o presidente do Senado, Auro de Moura Andrade, abriu o caminho para os golpistas. Em 11 de abril, o general cearense Humberto de Alencar Castelo Branco foi eleito pelo Congresso Nacional e assumiu a Presidência da República.
[Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/03/golpe-militar-de-1964-completa-50-anos-relembre.html]
Analise as seguintes afirmativas sobre o governo de Castelo Branco:
I. Por ocasião do golpe, Castelo Branco exercia a função de chefe do Estado-Maior do Exército, nomeado pelo Presidente João Goulart.
II. Devido as suas ligações políticas com João Goulart, Castelo Branco foi uma voz dissonante nas forças armadas, posicionando-se contra o golpe até o último minuto.
III. Castelo Branco foi eleito para terminar o mandato de cinco anos Jânio de Quadros, que havia renunciado à Presidência, o qual deveria terminar em janeiro de 1966.
IV. Durante seu mandato, o Presidente Castelo Branco aboliu os treze partidos políticos existentes no Brasil e criou apenas dois partidos.
V. Apesar de ter formado um governo considerado linha dura, Castelo Branco preservou os poderes do Congresso Nacional e a liberdade de imprensa.
São CORRETAS apenas as afirmativas:
I, II e V.
I, III e IV.
II, IV e V.
II, III e IV.
III, IV e V.