UPF Prova de verão 2011

Em 2010 fez 200 anos que o Tratado de Aliança, Amizade, Comércio e Navegação foi firmado entre a Inglaterra (lorde Strangford) e Portugal (príncipe dom João). Embora o documento referisse que ―o Tratado se funda sobre as bases de reciprocidade e mútua conveniência‖, o tratado de 1810 costuma ser visto com restrições, entre outros motivos, porque

a

admitia a criação de tarifas alfandegárias preferenciais para os produtos ingleses, inferiores às pagas por produtos portugueses.

b

autorizava a continuação do trabalho escravo, ao mesmo tempo em que ampliava o tráfico nas colônias portuguesas na África.

c

permitia que a Inglaterra estabelecesse postos livres em Recife, Salvador e Rio de Janeiro.

d

apoiava a política de expansão imperialista que o príncipe regente dom João realizava no Prata.

e

ficou estabelecido que os comerciantes lusos pagariam 15% de direitos sobre as mercadorias inglesas que importassem por sua conta.

Ver resposta
Ver resposta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de AI + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Tom
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Jefferson, formando em Medicina
Com a plataforma AIO consegui acertar as 45 questões de ciências humanas no ENEM 2022! Sem dúvidas, obter a nota máxima nessa área, foi imprescindível para ser aprovado em medicina.
Diana Bittencourt
Não conhecia a AIO em 2022, e em 2023 e o que eu posso dizer sem dúvidas é que foi uma das maiores surpresas no mundo dos estudos. Digo isso porque, por conta dos simulados reduzidos, fazer questões e simuladinhos todo dia virou um hábito gostoso e que me trouxe resultados no ENEM surpreendentes!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar