ENEM 2020 segunda aplicação

    Em 20 de julho de 1969, Neil Armstrong tornou-se o primeiro homem a pisar na superfície da Lua. Ele foi seguido por Edwin Aldrin, ambos da missão Apollo 11. Eles, e os astronautas que os seguiram, experimentaram a ausência de atmosfera e estavam sujeitos às diferenças gravitacionais. A aceleração da gravidade na Lua tem 1/6 do valor na Terra.


Em relação às condições na Terra, um salto oblíquo na superfície da Lua teria alcance

a

menor, pois a força normal com o solo é menor.

b

menor, pois a altura do salto seria maior.

c

igual, pois o impulso aplicado pelo astronauta é o mesmo.

d

maior, pois a aceleração da gravidade é seis vezes menor.

e

maior, pois na ausência de atmosfera não há resistência do ar.

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Resposta
D
Tempo médio
1 min

Resolução

A questão compara um salto oblíquo (lançamento oblíquo) realizado na superfície da Lua com o mesmo salto realizado na Terra. Para determinar como o alcance do salto muda, precisamos analisar a física do lançamento oblíquo.

O movimento de um projétil lançado obliquamente pode ser decomposto em um movimento horizontal (com velocidade constante, na ausência de resistência do ar) e um movimento vertical (sob a ação da gravidade).

A fórmula para o alcance (R) de um lançamento oblíquo, feito com velocidade inicial \(v_0\) e ângulo \(\theta\) em relação à horizontal, em um local onde a aceleração da gravidade é \(g\), é dada por:

\[ R = \frac{v_0^2 \sin(2\theta)}{g} \]

Esta fórmula assume que não há resistência do ar. A questão menciona a ausência de atmosfera na Lua, o que reforça a validade dessa aproximação para o caso lunar. Para comparar com a Terra, vamos considerar a situação ideal sem resistência do ar também na Terra, ou notar que a ausência de ar na Lua por si só já aumentaria o alcance em comparação com a Terra (onde há resistência do ar).

O fator crucial destacado na questão é a diferença na aceleração da gravidade: "A aceleração da gravidade na Lua tem 1/6 do valor na Terra". Vamos chamar a gravidade na Terra de \(g_T\) e na Lua de \(g_L\). Temos:

\[ g_L = \frac{1}{6} g_T \]

Agora, vamos calcular o alcance na Terra (\(R_T\)) e na Lua (\(R_L\)), assumindo que o salto é feito com a mesma velocidade inicial \(v_0\) e mesmo ângulo \(\theta\) em ambos os locais:

Alcance na Terra:

\[ R_T = \frac{v_0^2 \sin(2\theta)}{g_T} \]

Alcance na Lua:

\[ R_L = \frac{v_0^2 \sin(2\theta)}{g_L} \]

Substituindo \(g_L = \frac{1}{6} g_T\) na fórmula do alcance na Lua:

\[ R_L = \frac{v_0^2 \sin(2\theta)}{(g_T/6)} = 6 \times \frac{v_0^2 \sin(2\theta)}{g_T} \]

Comparando com a expressão para \(R_T\), vemos que:

\[ R_L = 6 R_T \]

Isso significa que o alcance do salto na Lua seria 6 vezes maior do que na Terra, devido à aceleração da gravidade ser seis vezes menor.

Analisando as opções:

  • A e B estão incorretas porque preveem um alcance menor.
  • C está incorreta porque o alcance não seria igual, pois depende da gravidade.
  • D está correta, pois o alcance é maior devido à gravidade ser menor (especificamente, 6 vezes menor, resultando em um alcance 6 vezes maior).
  • E menciona a ausência de resistência do ar. Embora a falta de ar na Lua também contribua para um alcance maior em comparação com a Terra (onde o ar existe), o fator dominante explicitado pela relação \(g_L = g_T/6\) e que justifica a magnitude da diferença é a menor gravidade. A fórmula do alcance mostra diretamente a relação inversa com \(g\).

Portanto, o alcance na Lua seria maior porque a aceleração da gravidade é seis vezes menor.

Dicas

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Lembre-se da fórmula para o alcance de um lançamento oblíquo.
Observe como a aceleração da gravidade (g) aparece na fórmula do alcance.
Se a gravidade diminui, o que acontece com uma grandeza que é inversamente proporcional a ela?

Erros Comuns

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Confundir o efeito da gravidade: pensar que menor gravidade significa menor impulso ou menor alcance.
Acreditar que a altura maior (opção B) implica um alcance menor, quando na verdade implica um tempo de voo maior e, consequentemente, um alcance maior.
Ignorar a dependência do alcance com a gravidade (\(g\)) e focar apenas no impulso inicial (opção C).
Atribuir o aumento do alcance exclusivamente à ausência de ar (opção E), ignorando o efeito dominante da gravidade, que foi quantificado no enunciado.
Erro de cálculo ou de interpretação da relação inversa entre R e g.
Revisão

Revisão de Conceitos

Lançamento Oblíquo: Movimento de um objeto lançado com uma velocidade inicial que forma um ângulo com a horizontal, sujeito principalmente à força da gravidade.

Componentes do Movimento:

  • Horizontal: Geralmente considerado como movimento retilíneo uniforme (MRU), assumingo ausência de resistência do ar. A velocidade horizontal \(v_{0x} = v_0 \cos\theta\) é constante.
  • Vertical: Movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV), sob a ação da aceleração da gravidade (\(g\)). A velocidade vertical inicial é \(v_{0y} = v_0 \sin\theta\).

Alcance (R): Distância horizontal máxima percorrida pelo projétil. A fórmula é \( R = \frac{v_0^2 \sin(2\theta)}{g} \). Mostra que o alcance é inversamente proporcional à aceleração da gravidade (\(g\)).

Altura Máxima (H): Altura vertical máxima atingida pelo projétil. A fórmula é \( H = \frac{(v_0 \sin\theta)^2}{2g} \). Também é inversamente proporcional a \(g\).

Tempo de Voo (T): Tempo total que o projétil permanece no ar. A fórmula é \( T = \frac{2 v_0 \sin\theta}{g} \). Também é inversamente proporcional a \(g\).

Gravidade: Aceleração causada pela força gravitacional de um corpo celeste (como a Terra ou a Lua). Influencia diretamente o tempo de voo, a altura máxima e o alcance de um projétil.

Resistência do Ar: Força que se opõe ao movimento de um objeto através do ar. Em muitos problemas básicos de física, é desprezada para simplificar os cálculos, mas na realidade, ela afeta o movimento, geralmente reduzindo o alcance e a altura máxima.

40%
Taxa de acerto
12.0
Média de pontos TRI
Habilidade

Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos ou corpos celestes.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
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