“Em 1978, apesar de os trabalhadores já contarem com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), estrutura sindical e direito de greve garantido na Constituição, a inflação, que, manipulada pelo governo militar, corroía os salários, bem como a carestia foram a razão do movimento dos metalúrgicos do ABC. O movimento grevista dos metalúrgicos também surpreendeu pela espontaneidade. Ele começou em maio de 1978, quando os trabalhadores da Saab-Scania entram na fábrica, bateram o cartão de ponto e cruzam os braços. Foi o suficiente para dar o recado. Naquele mês, 25 mil trabalhadores fizeram o mesmo.
O ápice das greves no ABC foi em 1979. Em março desse ano, 200 mil metalúrgicos entraram em greve. Rapidamente as greves se alastraram por outros 15 Estados. O movimento do ABC foi considerado ilegal, e o Ministério do Trabalho decretou intervenção no sindicato. No ano seguinte, o movimento voltou à tona, e a greve durou 41 dias. As assembleias realizadas no estádio da Vila Euclides, em São Bernardo do Campo, aconteceram sob a vigilância de helicópteros do Exército. No mesmo ano, Lula, o principal líder dos metalúrgicos, e outros integrantes do sindicato foram presos.”
ARROCHO, estopim das greves de 1917 e 1978. Disponível em: http://acervo.estadao.com.br/noticias/acervo,arrocho-estopim-das-greves-de-1917-e-1978,7149,0.htm. Acesso em: 8 maio 2018.
As greves no Brasil da década de 1970, como a que foi relatada na notícia acima, apressaram o processo de abertura política e o final da ditadura civil-militar implantada em 1964. Contudo, esse foi um processo contraditório, difícil, que envolveu a luta popular.
Assinale a alternativa que indica corretamente um aspecto desse processo:
A greve era um direito garantido constitucionalmente e, ao mesmo tempo, a liderança do movimento operário foi reprimida, vigiada e presa;
O avanço da fome, do desemprego e da carestia, apesar de o “milagre econômico” promover um rápido crescimento da economia nacional;
A contradição entre os interesses de poderosas empresas multinacionais, a exemplo da Scania, e o nacionalismo da política militar, ciosa pelas riquezas do País;
Embora o regime fosse oficialmente democrático, permitindo eleições e a existência de partidos, concentrações populares, como as que ocorriam nos estádios de futebol, eram temidas pelos órgãos governamentais.