Em 1938, um texto de Mussolini figurou como prefácio do novo estatuto do Partido Nacional Fascista (PNF) e passou a ser a base do ensino da doutrina fascista. Leia o excerto a seguir.
[O] fascismo [...] não crê nem na possibilidade nem na utilidade da paz perpétua. [...] Somente a guerra leva todas as energias humanas ao máximo de tensão e imprime a marca da nobreza nos povos que têm a virtude de enfrentá-la. [...] A guerra é para o homem o que a maternidade é para amulher. [...] O fascismo [...] afirma a irremediável desigualdade entre os homens.
Fonte: Apud PALLA, Marco. A Itália Fascista. São Paulo: Ática, 1996. p. 65.
Conforme o texto, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa a seguir.
( ) O fascismo rejeitava a criação de organismos internacionais que pretendessem estabelecer normas que limitassem a utilização de força bélica nas relações entre os Estados-nações.
( ) O fascismo se opunha à democracia liberal, com sua ênfase na representação política, assim como aos projetos de transformação da sociedade de classes pretendidos pelos socialistas e pelos comunistas.
( ) O fascismo apostava na ação violenta e disciplinada, vista como prática virtuosa e patriótica, como bem demonstrava o comportamento dos esquadrões denominados Camisas Negras.
A sequência correta é
V – F – V.
F – V – F.
V – V – V.
V – F – F.
F – F – V.