Em 1914 teve início na Europa a Primeira Guerra Mundial, o maior conflito armado da História até então. Durante os primeiros anos de guerra, o Brasil manteve-se neutro. No entanto, depois do torpedeamento de cinco navios brasileiros por embarcações da esquadra alemã, o presidente Venceslau Brás declarou estado de guerra contra o Império Alemão.
Com base no exposto, marque a única alternativa CORRETA em relação à participação brasileira na Primeira Guerra Mundial:
O Brasil participou ativamente no conflito com o envio de uma força militar de mais de 100 mil homens, cuja atuação foi muito importante para a vitória aliada na região dos Bálcãs
O Brasil não possuía condições econômicas para organizar uma força militar para participar do conflito, pois estava passando por uma das piores crises econômicas de sua história. Além disso, a opinião pública brasileira era contrária à participação do país no conflito.
O Brasil fora pressionado pelos Estados Unidos a participar do conflito, pois o governo e a opinião pública brasileiros eram favoráveis aos Impérios Centrais. Sob ameaça de cancelar a importação de café, borracha, algodão e cacau, os Estados Unidos forçaram o governo brasileiro a declarar guerra à Alemanha.
A participação brasileira foi pequena. O Brasil participou da Primeira Guerra Mundial com o patrulhamento do Atlântico Sul e com um envio de um corpo médico à Europa. No entanto, participou da Conferência de Paris, que normatizou a paz entre os beligerantes.
O Brasil organizou a Força Expedicionária Brasileira (FEB), composta por cerca de 25 mil soldados. O palco de participação brasileira no conflito foi a região da Itália Central, onde o Brasil auxiliou os aliados a liquidar os últimos focos de ocupação alemã.