Em 1904, eclodiu, na cidade do Rio de Janeiro, a chamada Revolta da Vacina, um movimento popular cujo estopim foi a determinação da obrigatoriedade da vacina contra a varíola, epidemia que estava em alta no período.
Embora houvesse lei determinando a obrigatoriedade da vacina, esta foi desrespeitada. Entretanto, em 1908, com o agravamento da crise sanitária na então capital federal (que resultou na mais violenta epidemia de varíola de sua história), a maioria do povo procurou a vacinação.
A respeito da temática, analise as assertivas.
I. Desde a vitória popular na Revolta da Vacina, não existe vacina obrigatória no Brasil.
II. A Revolta da Vacina foi resultado de uma crise não apenas sanitária mas também uma crise de cunho político. Uniram-se, no movimento, monarquistas que se reorganizavam, militares, republicanos radicais e operários que queriam depor Rodrigues Alves.
III. A imunização é considerada uma estratégia de saúde pública. Quando a maior parte das pessoas se vacina, a doença passa a encontrar menos hospedeiros viáveis, isto é, a imunização de um se torna uma barreira que impede que outras pessoas se contaminem com a doença.
É correto apenas o que se afirma em
I e II.
II e III.
III.
I e III.
I, II e III.